o instituto

"o amor está em nós, juntos é mais fácil desatá-los" Marco Lyrio

inter somos


O Instituto Inspiralante é como a teia da vida em interseções transdisciplinares que desde 2009 associa inovação, originalidade e criatividade.

Somos uma indústria criativa de ação social, que atua no setor 2.5, desenvolvendo ações e técnicas que integram 3 pilares: comunicação, pensamento sistêmico e design em sustentabilidade. Nossa missão é gerar impacto socioambiental agregador com resultados positivos, de maneira sustentável.

Somos facilitadores de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030 (ONU)  através da comunicação. Por isso, perpassamos as esferas de espírito, corpo, mente e emoção e criamos o modelo transdisciplinar psicoterapêutico e organizacional, a Integração Sistêmica.

O Inspiralante tem sua vocação criativa desde a gestação, que aconteceu na agência de criação Mantra arte & conteúdo, como incubadora de projeto criativo. Desde o princípio, sintonizamos com conceitos biocêntricos, como o Universo conspira e a vida sempre é próspera.

 história

Nasce

2009

Projeto de Mariana Mattos para transição de carreira. De gestora de comunicação empresarial para terapeuta. Marco Lyrio gerou o conceito, a estrutura, o nome. Deu o sentido e o rumo.

Mantra - a incubadora

2010

Inspiralante passa a ser um projeto dentro da agência Mantra arte & conteúdo. A conexão entre comunicação e as terapias holísticas começa a ficar mais evidente. Mari é chamada de terapeuta do marketing. Os projetos de comunicação para escritórios de advocacia ganham força.

Arte e conteúdo

2011

Marco Lyrio conecta os projetos Tibidabi - o bichopapãobom, Música é, Bossa que te quero nova e Equação do Ser ao Inspiralante.

Aplicamos o Equação do Ser - conteúdo artístico - para reconhecimento de missão e propósito do escritório de Adriana Corbo.

Gaia Education
somos complexidade

2012

A sustentabilidade e a constelação sistêmica passam a oficialmente fazer parte do Inspiralante.
Nascemos como Instituto. Oficialmente o design em sustentabilidade entra para o Instituto Inspiralante

Integração Sistêmica

2013

Nasce o modelo que viria a atravessar todos os trabalhos Inspiralante. Comunicação, Design em Sustentabilidade e Pensamento Complexo.

Agrofloresta

2014

Lyrio agroflorestal. Após morar 6 meses em
Novo Mundo de Yacarantã, Marco percebe as intercessões entre a Constelação Familiar e a permacultura.

Comunicação Sistêmica

2015

Conectar a comunicação empresarial às terapias sistêmicas parecia impossível. Mas eis que pela percepção sistêmica, com base na ecologia profunda, TUDO fez sentido e se conecta

Astrologia Sistêmica

2016

Começamos o primeiro curso de Astrologia com visão sistêmica e base na Ecologia Profunda. Cosmo e Gaia dançam juntos e a vida é sempre criativa.

Educação e Integração Sistêmica

2017

Capacitar professores e educadores é uma vocação. Conecta muito das experiências profissionais e de vida de Mariana Mattos e Marco Lyrio

Constelações Sistêmicas Biocêntricas

2018

Começamos mergulhos profundos nos sistemas agroflorestais em interseção com as constelações familiares.

Industria Criativa e TOT

2019

Com o início Mestrado em Comunicação e Gestão de Industria Criativas, por Mariana, e o avanço dos estudos no TOT e no Gaia Economia, por Marco, o Instituto avança.

É o primeiro ano que temos curso de Constelações Sistêmicas Biocêntricas no Rio de Janeiro.

Vida em rede na prática

2020

Com a pandemia covid 2019, ficamos frente a frente com o conteudo teórico e vivencial que apresentávamos em cursos e atendimentos.
Hora da prática!

Pesquisa e conexão

2021

A integração da jornalista com o diretor artístico trouxe mais um viés. Pesquisas de contextos históricos que sistemicamente têm conexão com os momentos coletivos de transição de paradigmas. Os cátaros são um profundo tema que nos chamou dese 2015. Em 2021, conectou criatividade, espiritualidade e inovação.

Instituto Inspiralante

2022

A tecelagem de arte, percepção sistêmica, comunicação, design em sustentabilidade  manifesta a regeneração. Agora é o momento de materializar o amadurecimento desses 11 anos. 

os pilares

Percepção sistêmica - vislumbrar um tema por diferentes ângulos desenvolve a inteligência coletiva. Da visão linear para as possibilidades. São as diferentes visões, compreensões e influências que compõem os sistemas, com inúmeras ramificações que interagem entre si, criando o todo, que é complexidade.

Design em Sustentabilidade e Regeneração (Gaia Education) - práticas e fundamentos de desenvolvimento econômico, social, ambiental e epistemológico. Visão permacultural em todos os projetos, cursos, atendimentos e capacitações. É um caminho de transformação de processos para a criação de um paradigma de vínculos sustentáveis e regeneradores (bem além do conceito de que não devemos jogar lixo no chão). É sentirmos e percebermos ecologicamente que  somos natureza.

Comunicação - identificar as narrativas de cada organismo, seja pessoa ou organização. Com a visão comunicacional, co-criamos a regeneração da teia da vida que interconecta. Fluxo de sentimentos, ideias, pensamentos e emoções, pela fala, linguagem corporal ou imagens. Então, mapeamos a coerência da narrativa com missão e propósito da pessoa ou da empresa. O que estiver coerente, nutrimos para prosperar e cooperar com o que será preciso regenerar. Permaculturalmente, tudo é bom. Tudo é próspero.  

pessoas

O Inspiralante cresce em espiral. Nos conectamos por emoções, propósito e diversidade.

Cada história um desafio, cada jornada muitas superações.

Mariana Mattos

co-fundadora e diretora

Marco Lyrio

co-fundador e diretor

Adriana Corbo

materializadora e diretora jurídica

Fernando Corbo

diretor administrativo

Gabriel Mattos

designer e projetista

Milena Gonzales

conselheira e ancoradora