"o que nos iguala é a necessidade de amar, urgentemente."

Marco Lyrio

Marco Lyrio é original. Profissional de criação em comunicação, arte e conteúdo tem o olhar visionário, fruto de um sistema familiar mineiro raiz que já dizia “meu filho, esse mundo é muito sortido”. Dos estudos de teatro e da música, seguiu a carreira artística. A paixão pelo empreendedorismo levou ao desenvolvimento de capacidades de gestão de processos e pessoas. Sempre buscando sustentabilidade, atuou em direção artística na indústria fonográfica prospectando conteúdo artístico em todo o Brasil.

Como músico profissional, começou sua jornada na Orquestra de vozes Garganta Profunda e então foi convidado para integrar a banda Inimigos do Rei. Lembra da barata chamada Kafta? Então dá uma olhadinha... Passou por muitos momentos na telinha brasileira nos programas da Xuxa, Viva Noite, Domingão do Faustão e se nutriu de satisfação quando tocou sua guitarra no Rock in Rio II, em 1991. Seguiu carreira de cantautor com a Confraria dos Compositores e guitarra e violão como compositor.

Na indústria fonográfica, suas habilidades artísticas passaram a compor a coordenação de produção de CDs de artistas como Fabio Junior, Paulinho da Viola, Ebony Vox e Afonso Nigro. Na EMI music, integrou o departamento de A&R Gerência Artística como responsável pela prospecção de conteúdo em música e novos projetos (1998 e 2002), revelando trabalhos de artistas como Jorge Vercilo, Natiruts, Tianastácia, Po. Box. Coordenou a produção e repertório dos CDs de Leila Pinheiro, Flávio Venturini, Charlie Brown Jr., Junk, Vanessa Rangel, Fat Family e Padre Zeca. Alguns projetos especiais tornam ainda mais interessante a trajetória desse criativo, como a estratégia de marketing para a banda Tianastácia e criação e produção da etapa do Porão do Rock (RJ) para 3000 pessoas com as bandas Detonautas, Baia Rock Boys e Mr. Sombra.

Ascendente em Áries, Lyrio também assumiu projetos para criação de vinheta do programa Pensa Rápido, lançamento do Sistema ClearField da Basf para produtores de arroz, CD promocional “As 10 Mais do Rio Grande”, fonogramas de selos independentes e criação e produção da faixa institucional Revolução de Respeito – 2003/2004.

Já para a Cyanamid Química do Brasil fez criação, produção, roteiros e direção (1996 a 1999) de 5 CDs promocionais 3000 cópias (repertório sertanejo licenciado Warner Continental); 5 canções institucionais; 17 campanhas de jingle e spots de rádio; 3 peças de teatro institucional; vídeos institucionais com roteiros personalizados com linguagem de humor e direção de eventos, ações de endomarketing e promocionais. Representou a EMI music em diversos eventos da área como o Festival de Alegre, Festival Porão do Rock (1998); Festival Dia D (1998); Festival Abril Pró Rock (1998); Festival Porão do Rock (1999) – entrega do disco de platina ao vivo 200 mil cópias; Festival M.A.D.A. (2001).

É uma rica e cheia de causos mais do que mineiros a trajetória de Lyrio. Com esse desenho de movimento, como ele gosta de chamar, entrou no mundo dos empreendedores de indústrias criativas. Na época, ainda não havia esse nome, pois Marco Lyrio é desses surfistas que percebem uma das primeiras ondas do dia. Daqueles que gostam de acordar cedinho e surfar quando o sol está nascendo. Coisa de visionário mesmo.

E assim, com espírito canceriano de Ascendente em Aries e uma super Lua em Peixes (com Jupiter juntinho dela), Marco foi co-fundador da agência de criação Mantra arte & conteúdo e, numa mistura eclética, associou as habilidades de gestão, criação de conteúdo e produtor independente. Visionariamente percebeu o Inspiralante ainda como um projeto a ser incubado na agência Mantra. Durante sua vida criou e produziu os trabalhos autorais Portulano (espetáculo poético-musical), Tibidabi bicho-papao-bom (CD livro infantil), o monólogo Equação do Ser e você pode saber mais sobre eles aqui.

A intercessão de seus saberes culminou com as formações em Design em Sustentabilidade (Gaia Education) e multiplicador Tot para o desenvolvimento de novos paradigmas econômicos, sociais e relacionais que respeitem a vida. O mergulho foi tão intenso que Marco Lyrio passou 6 meses na fazenda de produção agroflorestal Novo Mundo de Yacarantã. Durante os meses de manejo, sentiu profundamente a conexão da diversidade da vida na Terra.

Percebeu a teia que nos conecta e encontrou a intercessão do olhar permacultural com as Constelações Sistêmicas. Assim, nasce a co-criação do modelo Integração Sistêmica, que exercita diariamente nos atendimentos e cursos com Mariana Mattos.

marcolyrio@inspiralante.org