Integração Sistêmica Organizacional
a empresa como um organismo vivo

Integração Sistêmica para transformação de
modelos de gestão de empresas


A capacitação de Integração Sistêmica Organizacional pode acontecer de diversas formas, principalmente para transformar os paradigmas da cultura organizacional de modelos hierárquicos para modelos cooperativos.

Em comunicação empresarial, um grande desafio é transformar as redes informais (relacionamentos que são construídos no dia a dia) com o apoio da rede formal (documentos como protocolos, diretrizes e normas criadas por líderes), de maneira que a mudança aconteça realmente no sistema da corporação.

A Integração Sistêmica usa 3 pilares e tem 3 fases de implementação. Pilares:
- Comunicação;
- Design em Sustentabilidade;
- Pensamento Sistêmico Complexo.

Fases:

-  mapeamento da empresa através de técnicas  por reuniões, entrevistas e dinâmicas, para que ela seja percebida como realmente é, já que é entendida como um organismo vivo.

- Depois, passa-se à fase de implementação do que foi identificado como mudança ou adequação necessária na primeira fase. Usam-se as técnicas (seguindo a ideia de organismo vivo), para que o processo aconteça de dentro para fora. As técnicas serão desenvolvidas com base no design em sustentabilidade  e na regeneração ( Gaia Education), com Comunicação Organizacional e dinâmicas sistêmicas de Comunicação Não Violenta.

- A terceira etapa é sedimentar a transformação, capacitando os multiplicadores internos, ou seja, as pessoas da empresa que tiverem absorvido mais e melhor a mudança, independentemente da posição hierárquica que ocupem dentro da organização.